Imagem capa - Igrejas de Belém - Santo Alexandre por S3A Fotografia

Igrejas de Belém - Santo Alexandre

    Hoje vamos falar um pouquinho da Igreja de Santo Alexandre e para esse post vamos contar com a ajuda da Cerimonialista Edila Porto (@cerimonialedilaemanuporto) para dar dicas e informações sobre como são realizados os Casamentos nessa belíssima igreja.

   A Igreja de Santo Alexandre, antigo Complexo Jesuíta, fica localizada na Praça Frei Caetano Brandão e abriga o Museu de Arte Sacra do Pará. Tem sua construção datada do século XVII. Fica bem próxima à Catedral da Sé. Em estilo Barroco, possui uma capacidade para aproximadamente 156 pessoas sentadas, mas caso o número de convidados passe, existe bastante espaço para ficarem de pé na parte de trás da igreja.





    Possui um corredor central médio, que faz com que o cortejo se dê relativamente tranquilo, sem precisar ir muito rápido e nem muito devagar. O corredor do cortejo não pode ser decorado. São permitidos apenas 2 grandes arranjos nas laterais do altar. Uma curiosidade é que as noivas podem escolher entre usar a iluminação normal da igreja ou optar pelo canhão seguidor durante a entrada (É uma exclusividade da Igreja). Abaixo temos exemplos de cada caso. Qual é o nosso preferido? Os dois! Ambos resultam em efeitos diferentes: sem canhão, a noiva, os convidados e a igreja ganham definição, já com o canhão, a noiva ganha mais destaque, escurecendo todo a sua volta e gerando mais sombras, ganhando um efeito mais dramático. Veja os exemplos e escolha o que mais lhe agradar!








    Durante a cerimônia, os noivos ficam no altar (no mesmo nível dos convidados), com os pais e padrinhos em volta. A parte do altar é iluminada diretamente por vários spots de luz, que garantem uma iluminação mais forte e contrastada nas fotos.










    Existem 2 tipos de posicionamento dos músicos, na lateral direita ou atrás do altar. Fotograficamente falando, preferimos quando eles estão na lateral direita, pois favorece a locomoção de fotógrafos e cinegrafistas sem precisar passar próximo aos instrumentos e também ao final, na hora das fotos posadas, não é necessário nenhum malabarismo para esconder os músicos nas fotos. Lembrando que estamos falando apenas fotograficamente, converse com seus músicos e analise cada situação de posicionamento. Essas fotos posadas são realizadas normalmente na parte de trás, que conta com uma escada cabendo um número significativo de padrinhos.






    A saída tem um espaço relativamente pequeno, porém que não atrapalha em nada as tradicionais fotos da chuva de arroz!






    A Igreja é totalmente climatizada e serve de cenário aos mais lindos Casamentos! A procura é grande, então é bom procurar com aproximadamente 18 meses de antecedência.

    O estacionamento pode ser feito na praça em frente, que dependendo do dia, pode ficar um pouco complicado, já que bem em frente, fica a Catedral da Sé, que pode estar tendo outro Casamento. Também possui algumas casas noturnas próximas, mas no geral é bem tranquilo.

   Todas as informações, contidas nesse post são dicas para ajudar noivas e noivos e podem ser alteradas sem aviso prévio, portanto converse com a(o) sua(seu) Cerimonialista para esclarecer mais detalhes.

    Quer casar lá? A Igreja de Santo Alexandre fica localizada na Praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha. Fone: (091) 4009-8655.

    Casamentos dos queridões que ilustraram esse post:

Olga + Victor

Stephanie + Leon

Agna + Mário

Katherine + Pedro

Bianca + Leo